A limpeza nasal é de extrema importância na prevenção e no tratamento das diversas patologias nasais, como rinite, sinusite e resfriados.
Especialmente nas crianças, uma adequada lavagem nasal, principalmente antes e após creches/escolas, tem papel fundamental no tratamento destas doenças podendo prevenir o uso desnecessário de antibióticos e outros medicamentos orais.
Para remover as secreções de crianças menores e lactentes (que não sabem assoar o nariz), deve-se colocar solução fisiológica 0,9% (ou similares) e, com cuidado, usar uma haste de algodão para remover as secreções mais externas; nunca introduzir profundamente a haste.
Em crianças maiores podemos pedir para a mesma assoar levemente o nariz, após a lavagem com o soro.
Como fazer a limpeza nasal em crianças:
- – Primeiramente, sempre explicar para a criança a importância da limpeza nasal, e como ela será feita.
- – Aquecer o soro fisiológico (ou similares) até a temperatura corporal, friccionando o vidro entre as mãos.
- – Se for usar conta-gotas ou seringa deve-se inclinar a cabeça da criança para trás e injetar a dosagem prescrita do soro de uma só vez, para promover a limpeza. Não colocar o conta-gotas ou seringa novamente no frasco de soro (utilizar um copo).
- – Pode-se repetir o procedimento até que a limpeza esteja completa.
- – Se for usar o spray nasal, a criança deve ficar sentada e com o queixo para baixo, assim o soro alcança melhor todas as regiões do nariz.
Cuidados com soro fisiológico: manter em geladeira e renovar a cada 2 ou 3 dias.