Como saber se meu filho precisa de cirurgia do freio lingual?
A Cirurgia do freio lingual é realizada após o diagnóstico do freio lingual curto pode ser feito pelo seu pediatra.
No momento do nascimento ou nas consultas de acompanhamento do primeiro mês de vida.
Existem diferentes tipos de frênulos (freios) linguais, e a alteração do local de inserção do freio tem importância quando avaliada em conjunto com os sintomas do bebê e da mãe.
O maior impacto de um freio lingual verdadeiramente encurtado está relacionado à amamentação.
Portanto, após um exame clínico do pediatra ou consultora de amamentação, com a visualização de um frênulo curto, os seguintes sinais e sintomas devem ser considerados:
- Pega do bebê alterada;
- Dificuldade de sucção nutritiva adequada (pela pega ineficiente);
- Dor ao amamentar relatada pela mãe;
- Fissuras no mamilo da mãe;
- Estalos feitos pelo bebê com a boquinha durante as mamadas ou bebê que solta o peito com frequência durante as mamadas;
- Dentre outros sintomas relacionados à qualidade das mamadas para o binômio mãe-bebê.
- Meu bebê precisa de cirurgia, e agora?
O procedimento para liberação do frénulo lingual encurtado (também chamado de frenotomia lingual) pode ser realizado no consultório com aplicação de anestésico local, podendo o bebê mamar ao seio materno imediatamente após o procedimento.
O procedimento é realizado com material cirúrgico esterilizado, sendo realizado o controle do sangramento (pequeno e auto-limitado) através da compressão local com gaze.
O bebê pode apresentar dor leve no primeiro dia do procedimento, sendo os pais orientados sobre os cuidados no mesmo momento do procedimento.
Procedimentos para liberação de frénulo lingual anterior, em bebês pequenos, geralmente são muito bem tolerados.
E o ganho local de movimentação da língua percebido já no primeiro dia pela mãe.
Portanto, quando bem indicada a frenotomia lingual trás benefícios inquestionáveis, favorecendo o aleitamento materno eficiente para o bebê e confortável para a mãe.
E o frênulo posterior?
O tratamento cirúrgico deste tipo de frênulo pode ser mais difícil, assim como seu diagnóstico.
Acima de tudo a indicação de frenotomia deve ser muito bem analisada, uma vez que vários fatores relacionados à amamentação e ao bebê devem ser corrigidos antes da realização do procedimento.
Ou seja, trata-se de incisão cirúrgica mais ampla, com maior área cicatricial, podendo gerar mais dor para o bebê e alterações na movimentação da língua até cicatrização completa.
A Cirurgia do freio lingual quando bem indicada, ou seja, todos os demais fatores corrigidos e a persistência dos sintomas relacionados à amamentação.
Em conclusão, cada bebê deve ser avaliado sobre a possibilidade de realização da cirurgia em consultório ou necessidade de sedação.